Todos os dias, os equipamentos eletrônicos podem sofrer danos devido a descargas elétricas, variações de tensão, quedas de tensão, interrupções ou apagões. Felizmente, existem aparelhos que protegem contra queda de energia.

    Por isso, ao longo desse artigo, vamos ver em mais detalhes os aparelhos que protegem contra queda de energia. 

    Como proteger os equipamentos eletrônicos de quedas de energia?

    Estes problemas são mais comuns do que pensamos e representam um risco iminente. No entanto, nem sempre estamos conscientes disso, nem damos a importância necessária.

    Investir em equipamentos de proteção elétrica adequados, irá ajudá-lo a prevenir e diminuir as chances de danos e perdas geradas por problemas elétricos. A seguir, explicamos em detalhes o funcionamento de cada um dos equipamentos que o ajudarão a prevenir estes riscos.

    Quais os aparelhos que protegem contra queda de energia?

    Supressor de surtos

    Um supressor de surtos ou supressor de sobretensão transitório, serve para proteger os equipamentos ligados a ele, de elevações e diminuições elétricas.

    Quando detectam alguma variação na tensão, a suprimem e dessa forma impedem que tais variações cheguem aos equipamentos, pelo que, oferecem uma eletricidade mais estável.

    Reguladores de tensão

    Um regulador de tensão serve para proteger os equipamentos de constantes variações elétricas e, além disso, mantém um nível de tensão constante e regulado.

    Quando recebe a corrente, o regulador detecta a tensão e a estabiliza para um determinado intervalo para depois passar a corrente para os equipamentos conectados a ele. 

    Além de computadores e outros equipamentos eletrônicos, eles também servem para proteger equipamentos industriais e instalações elétricas completas.

    Nobreak

    O nobreak serve para fornecer energia elétrica aos equipamentos conectados, por um determinado período de tempo. 

    Eles são muito úteis durante apagões ou cortes de energia, uma vez que, embora o tempo de duração seja geralmente de apenas alguns minutos, eles fornecem tempo suficiente para salvar informações e desligar o equipamento corretamente.

    Há 3 tipos principais de aparelhos:

    • Offline ou standby: Eles são caracterizados por fornecer energia diretamente da rede elétrica para a saída, com a mesma carga. Eles têm um inversor desligado que é ligado quando detecta alguma anomalia ou falha na energia elétrica. Estes nobreaks corrigem falhas de energia, quedas de tensão e picos de corrente.
    • Interativos: Ao contrário dos offline, os nobreaks interativos possuem um estabilizador que corrige a carga da rede elétrica para a de saída com um valor seguro para os equipamentos conectados a ele. Estes nobreaks também corrigem falhas de energia, quedas de tensão, picos de corrente e, além disso, infra tensões e sobretensões prolongadas.
    • Online: Fornecem a alimentação a partir da sua bateria e não diretamente da rede elétrica, por isso, evita deixar os equipamentos conectados a ele sem os segundos de energia no que entra a mudança de energia ao haver uma falha elétrica, como no caso dos dois anteriores. Os nobreaks online fornecem o mais alto nível de proteção elétrica.

    Share.
    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no WTW19.