O tráfego orgânico é extremamente importante para uma empresa, principalmente quando falamos sobre a venda de serviços digitais.
Afinal, quanto mais pessoas interessadas em determinado produto e com as características da persona ideal, maiores serão as chances de a companhia realizar uma venda.
Desta forma, se torna possível desenvolver estratégias mais potentes, enxergando maior visibilidade por meio de diferentes plataformas, seja por meio de uma consultoria de SEO ou até mesmo das redes sociais.
Para te ajudar a conhecer mais sobre o tráfego orgânico e todos os benefícios que ele pode trazer para sua empresa, criamos um post com as principais informações sobre o tema!
O que é tráfego orgânico
O tráfego orgânico nada mais é do que as visitas conquistadas de maneira espontânea, ou seja, sem a utilização de anúncios.
Geralmente, esse tipo de engajamento vem por meio de mecanismos de buscas como o Google e o Bing.
Apesar de esse tipo de tráfego não necessitar do auxílio de anúncio, não podemos dizer que para ter algo satisfatório, não precise envolver dinheiro algum, pois essas estratégias demandam tempo e custam dinheiro.
No entanto, a diferença desse tipo de visita é que você gasta dinheiro apenas uma vez, para colher resultados por muito tempo.
Qual a sua importância?
Para que uma empresa possua resultados em seu site e/ou blog, ela precisa que muitas pessoas visitem suas páginas e e-commerce e, o tráfego orgânico é o resultado disso.
Esse tipo de visita faz com que a marca conquiste mais relevância, melhorando a sua posição nos sites de buscas e, consequentemente, alcançando um público muito maior.
Além disso, o tráfego orgânico é importante para as empresas pois apresenta um risco muito menor.
Quando uma empresa investe em anúncios patrocinados e os resultados não são como o esperado, a companhia acaba perdendo esse dinheiro e é o que não ocorre no caso de visitas gratuitas.
Por que investir em tráfego orgânico?
Vale muito a pena investir em tráfego orgânico porque ele pode te oferecer os mais diversos benefícios.
Além disso, ele é o meio mais prático de descobrir se a sua plataforma está agradando as pessoas que realmente estão interessadas no seu negócio.
Em seguida, vamos apresentar um pouco mais sobre algumas das vantagens de investir no tráfego orgânico para a sua empresa:
Custo-benefício
Como foi dito anteriormente, esse tipo de tráfego contribui com a redução de custos da sua estratégia de marketing, quando comparado ao uso de anúncios.
Por consequência, a margem de lucro sobre cada uma das vendas da empresa é maior. Com isso, dá para dizer que a relação custo-benefício do tráfego orgânico é indiscutível.
Relevância
Os buscadores sempre mostram quando um resultado de propagando é um anúncio pago. Dessa forma, o usuário saberá que a página está tentando vender algo para ele.
Esse tipo de estratégia faz com que a confiança dos consumidores nas informações apresentadas, o que leva a muitos deles nem sequer visitarem a plataforma da empresa.
Já no caso dos resultados orgânicos, as pessoas os consideram genuínos, fazendo com que ele tenha uma credibilidade muito maior.
Escalabilidade
Os anúncios não são escaláveis, ou seja, a partir do momento em que você parar de gastar com eles, o seu tráfego vai diminuir.
Além disso, o custo para manter todas essas campanhas pagas rodando por um tempo, pode acabar se tornando inviável para a empresa.
Com as estratégias orgânicas, irá acontecer o contrário: quanto mais visitas o seu site tiver, menor será o custo para você.
Duração
A duração dos resultados de uma estratégia envolvendo tráfego orgânico não tem prazo de validade, ao contrário dos anúncios.
Um único conteúdo de blog pode gerar milhões em vendas durante um longo prazo, algo que pode ser considerado impossível quando comparado com uma campanha que possui um custo para ser mantida.
Relacionamento
Apesar de o tráfego pago ter o seu valor, ele é muito mais indicado para quem deseja fazer uma venda imediata.
No caso do tráfego orgânico, você poderá construir relacionamentos próximos aos seus consumidores e acompanhá-los por toda a sua jornada de compra.
Dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu site
Se você está se interessando em aprender mais sobre como gerar tráfego orgânico para o seu site, não se preocupe, nós te ajudaremos!
Existem muitas dicas que podem ser valiosas neste momento e, para te dar aquele empurrãozinho, aqui vão algumas delas:
Conheça o seu público
Entender quem é a sua persona é muito importante para conseguir adquirir um bom resultado de tráfego orgânico.
Isso porque quando você conhece o seu público, se torna muito mais fácil produzir um conteúdo que vá atrair essas pessoas.
Quanto mais relevante o seu site for para elas, mais fácil será encontrá-lo a partir dos resultados orgânicos.
Invista em SEO
A sigla SEO (Search Engine Optimization), basicamente resume os serviços e métodos de otimização para mecanismos de busca.
Ou seja, ele nada mais é do que um conjunto de técnicas que auxiliam o seu site a se posicionar melhor em todos os sites de busca, como o Google.
Textos otimizados e conteúdos relevantes para o seu público alvo formam a receita perfeita para conquistar mais visitas orgânicas na sua plataforma.
Estude e pesquise palavras-chave
Uma boa estratégia de SEO começa na escolha sábia de quais palavras-chave utilizar nos seus conteúdos.
Procurar os melhores recursos para esse tipo de ferramenta é a melhor opção para começar a ter o seu tráfego orgânico.
Isso porque são as palavras-chave que levarão os usuários até a sua plataforma, além de ser o primeiro contato que eles têm com o seu negócio ao pesquisar no google por um serviço ou produto.
Portanto, busque e pesquise as melhores opções para você incluir em seus conteúdos e lembre-se de conectá-las àquilo que você está oferecendo.
Atualmente, é possível utilizar diferentes plataformas para realizar a busca desses termos, como o Planejador de Palavras Chaves, do Google, e o SemRUSH.
Produza conteúdo relevante
A última dica para conseguir o seu tráfego orgânico, mas não menos importante, é a produção do seu conteúdo.
Tudo o que for postado em seu site ou blog precisa ser de qualidade e relevante ao assunto sobre o seu produto ou serviço.
Você também deve sempre considerar o tipo de persona que o seu público é, pois, a partir dessa informação, você saberá qual linguagem usar em seus conteúdos e a forma de estruturá-los.
Por isso, esteja atento à todas as informações e dúvidas da sua audiência para conseguir traduzir em matérias relevantes para atraí-las também por meios mais robustos inseridos no universo do inbound marketing.
Conclusão
Agora que você já sabe como o tráfego orgânico funciona, chegou o momento de começar a investir neste tipo de estratégia para o seu negócio.
Isso porque além de te trazer menos gastos com campanhas e propagandas, você poderá atingir um número muito maior de pessoas, basta ter paciência!
Se você gostaria de iniciar seus investimentos neste tipo de tráfego para o seu negócio, mas gostaria de ter auxílio de um profissional, entre em contato com a Netlinks.
Nós somos especializados em tráfego orgânico e todos os outros serviços de marketing para empresas.