Infelizmente medicamentos podem ser necessidades extremamente caras. Sempre acontece de nos depararmos com algum filme Norte Americano onde todo o drama por trás da história é o fato de algum personagem não ter dinheiro para comprar um medicamento ou tratamento.
Felizmente para nós brasileiros, esse é um problema que não tem o mesmo peso aqui, já que contamos com um sistema de saúde que disponibiliza gratuitamente alguns tipos de remédio. Mas por mais que o direito à saúde seja algo resguardado por lei, ainda existem muitas pessoas que não sabem quais remédios e em quais casos ela pode conseguir gratuitamente.
Por isso, hoje vamos explicar em quais casos a pessoa pode conseguir medicamentos de forma gratuita.
Medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
A forma mais corriqueira de se conseguir medicamentos gratuitos é através do nosso sistema público de saúde, o popular SUS. Nele, é possível conseguir os medicamentos independente da renda ou da condição financeira do paciente, uma vez que esse é um direito garantido por lei para todos.
Mas para ter acesso a esses medicamentos, existem regras que devem ser seguidas. E essas regras passam sempre pela Associação de Defesa do Consumidor, conhecida como Protesta.
Rename
Para poder pegar um medicamento gratuitamente através do SUS é importante saber se o medicamento consta na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, conhecida como Rename.
Essa lista é atualizada a cada dois anos, o que é responsabilidade do Ministério da Saúde, e possui mais de mil tipos de medicamentos.
Após descobrir se esse medicamento está disponível, você será indicado pelo médico em qual local poderá pegar, sendo muito comum os medicamentos serem pegos em postos de saúde.
Para retirar o medicamento você irá precisar do seu Cartão Nacional de Saúde do SUS. Lá você precisará também apresentar um documento original com foto e a receita do medicamento que deve ser feita pelo médico que o consultar.
Lembrando que o paciente pode pegar os medicamentos através do SUS mesmo que eles tenham sido receitados por médicos particulares, não necessitando assim uma nova consulta em no sistema público. A única exigência é que o médico esteja devidamente cadastrado no Conselho Regional de Medicina.
Medicamentos de alto custo
Os medicamentos que constam no Rename não são os únicos que se é possível conseguir. Existem também os medicamentos conhecidos como medicamentos de alto custo.
Medicamentos de alto custo são aqueles usados para tratamento de condições mais graves, como por exemplo Alzheimer, Parkinson, Artrite Reumatoide, entre outras.
Mas diferente dos medicamentos comuns, os de alto custo necessitam um pouco mais de trabalho. O paciente precisa se informar com o médico que vai receitar esses medicamentos, e então se dirigir até o local indicado portando seu RG, Cartão do SUS, um formulário conhecido como LME que será preenchido pelo médico e também duas vias do medicamento em questão.
Se acontecer do médico não fornecer o formulário, é papel da área da saúde mais próxima onde o paciente mora fornecê-lo para que então o médico possa preenchê-lo completamente, fornecendo todas as informações que forem solicitadas.
Através do formulário, um laudo será feito onde descreverão e comprovarão a necessidade do tratamento de acordo com a condição médica do paciente. O formulário também vai revelar o código da enfermidade, para que possam checar se ela está presente na Classificação Internacional de Doenças; Eles também vão checar se o médico consta no Conselho Regional de Medicina.
Se o processo for concluído da forma correta, o paciente será informado quando poderá ter acesso ao medicamento, e deverá repetir o processo sempre que o período do pedido se esgotar.
Lembrando que medicamentos como os presentes nessa lista podem passar de R$15 mil, portanto esse procedimento todo é fundamental para que não haja enganos e nem desperdícios.
Farmacia Popular
Existe também a possibilidade de se conseguir medicamentos de forma gratuita através do programa Aqui tem Farmácia Popular do Governo Federal, onde é possível consegui-los de forma gratuita através de uma parceria do Governo com algumas farmácias privadas.
Nesse caso, existem cerca de 26 fármacos que são gratuitos e alguns outros que podem ser adquiridos com até 90% de desconto. Essa lista pode ser acessada através do site do Ministério da Saúde, e nas próprias farmácias que fazem parte deste programa.
Sempre existe também a possibilidade de procurar por medicamentos com bons preços em drogarias confiáveis, que tem preços honestos e bons descontos, como é o caso da Drogaria Ponto Certo.
Com eles você pode encontrar ótimos descontos, como por exemplo desconto na primeira compra, e tem a garantia de um ótimo atendimento, inclusive online para delivery feito por uma empresa com mais de 20 anos de experiência no ramo.
Portanto acesse o Site da Ponto Certo para conferir todos os preços, promoções e quais produtos eles tem a disposição.
Agora que você já sabe em quais casos você pode ter acesso a medicamentos gratuitos e sabe também onde consegui-los por um bom preço caso eles não se encaixam lá, é só pesquisar bem e cuidar da sua saúde com o medicamento correto.