Implantes impressos em 3D é um termo usado para descrever dispositivos cirúrgicos usados ​​na coluna para restaurar cirurgicamente uma articulação perdida ou até mesmo um osso. O conceito ortopédico começou há muitos anos com o desenvolvimento da engenharia de tecidos, para a criação de ossos, ligamentos, cartilagem e outros tecidos. 

    As aplicações mais recentes de implantes ortopédicos usam implantes impressos em 3D para construir membros protéticos de melhor ajuste, melhorar a cicatrização óssea e a estabilidade das articulações e criar ferramentas personalizadas para o tratamento de lesões ou condições específicas. Essa tecnologia avançada permite que os profissionais ortopédicos produzam implantes com melhor ajuste, maior resistência, durabilidade e melhor função.

    Avanço 3D

    Com o avanço dos implantes impressos em 3D, os cirurgiões ortopédicos agora podem projetar e fabricar articulações protéticas que se adaptam perfeitamente à estrutura óssea de um paciente. Como essas próteses têm mais de uma peça óssea, a prótese aumentou em resistência e função. Esta aplicação particular é particularmente eficaz para lesões da coluna vertebral, fusão espinhal, condições artríticas, hérnia de disco e muitos outros.

    Alguns dos principais participantes que operam no mercado global de implantes médicos impressos em 3D incluem 3D Systems Corporations, Stratasys Ltd, EnvisionTEC, Arcam AB, Organovo Holdings, Inc., EnvisionTEC, Arcam AB, SLM Solutions Group AG, Oxford Performance Materials, IncMaterialize NV, Bio3D Technologies e Cyfuse Medical KK.

    A crescente incidência da necessidade de implantes médicos específicos e precisos é o principal fator que está impulsionando o crescimento do mercado global de implantes médicos impressos em 3D. Por exemplo, de acordo com o National Institutes of Health (NIH), as doenças periodontais são muito prevalentes em países em desenvolvimento e desenvolvidos e afetam cerca de 20-50% da população mundial. 

    Incidência dessas doenças

    A maior prevalência dessas doenças em idosos, adultos e adolescentes torna isso um ponto de preocupação ou que passam muito tempo na mesma posição em suas atividades. Por isso, uma cadeira de escritório confortável para coluna sempre deve ser considerada, para que você consiga manter a coluna sustentada. O aumento da incidência dessas doenças, juntamente com doenças vasculares periféricas, osteoartrite e gangrena relacionada ao diabetes, está aumentando os requisitos para implantes médicos impressos em 3D. Além disso, os rápidos avanços tecnológicos na área médica também estão aumentando o crescimento do mercado global de implantes médicos impressos em 3D.

    As empresas de saúde têm utilizado a tecnologia 3D há anos, mas foi só recentemente que os profissionais ortopédicos usaram a tecnologia a seu favor para fazer a melhor prótese disponível para seus pacientes. Além de resistência e durabilidade, alta flexibilidade e longa vida também são importantes para pacientes que sofrem de várias condições ou doenças. 

    Tecnologia e funcionalidade

    Com a ajuda de impressoras 3D e outras técnicas de fabricação modernas, pacientes e profissionais de saúde como, ortopedista especialista em coluna, podem agora trabalhar juntos para projetar próteses com maior funcionalidade, maior resistência, longevidade e conforto para suas necessidades específicas. No entanto, o custo dos implantes 3D é o principal fator que está afetando negativamente o crescimento do mercado global de implantes médicos impressos em 3D.

    Devido à incidência de várias doenças, como osteoartrite, na região, a América do Norte está testemunhando uma alta demanda no mercado global de implantes médicos impressos em 3D. Por exemplo, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, mais de 32,5 milhões de adultos residentes nos Estados Unidos sofrem de osteoartrite. 

    Além disso, o crescente crescimento do setor de saúde na região também está ajudando o crescimento do mercado. Devido a esses fatores, houve alguns desenvolvimentos recentes no mercado global de implantes médicos impressos em 3D. Por exemplo, em junho de 2021, a Tsunami Medical lançou o Caprera e o Ortigia-J, que são gaiolas OLIF impressas em 3D e com recursos de expansão e fixação.

    Share.
    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no WTW19.