O campo da odontologia acompanha os diversos avanços tecnológicos e as suas transformações, que contribuem para a realização de atividades de forma mais eficiente e até mais segura. Além disso, o setor acompanha outros segmentos do mercado, incorporando algumas ferramentas em sua rotina. Exemplo disso é a impressão 3D.

    Inclusive, ao analisarmos a quantidade de equipamentos que os dentistas utilizam, nota-se que praticamente tudo que envolve o tratamento, desde a limpeza até procedimentos mais complexos, demanda o uso de aparelhos tecnológicos.

    Assim, desde a implementação de flúor em uma limpeza rotineira nos consultórios odontológicos até a impressão 3D, é possível ampliar a qualidade e os resultados do tratamento, demonstrando que a tecnologia se tornou uma grande aliada da saúde bucal.

    Uso e benefícios da tecnologia

    São diversos aspectos que são melhorados no tratamento da boca com a tecnologia.

    Inclusive, é recomendado que seja avaliada a estrutura de um consultório profissional ao fazer um convênio odontológico.

    Isso porque, com as tecnologias, otimiza-se desde o agendamento de consultas, podendo realizá-las por dispositivos móveis.

    Além disso, cirurgias mais complexas e diversos tratamentos podem ser aprimorados, trazendo ainda mais segurança e eficácia.

    Portanto, há mais produtividade e minimização de erros e problemas nos atendimentos, de um modo geral.

    Para se ter uma ideia dessa importância, é possível ressaltar as descobertas tecnológicas mais recentes.

    Isso porque desde o surgimento a área conta com diversas ferramentas que contribuem para o atendimento e a realização dos tratamentos, sendo que todos vêm sendo aperfeiçoados no decorrer do tempo e dos novos avanços tecnológicos.

    Assim, seja nas ferramentas já tidas como básicas, como a cadeira odontológica, pedal de comando, compressor, fotopolimerizador, raio x e jato de bicarbonato, até novos equipamentos para o setor, há um movimento de estudo que visa as inovações para os consultórios odontológicos.

    Com isso, diversas ferramentas surgiram, como:

    • Prontuário eletrônico;
    • Escaneamento intraoral;
    • Cirurgia guiada;
    • Impressão 3D.

    Quanto ao último componente citado, a Impressão 3D tem sido um grande destaque dentre as novidades da tecnologia dentro do campo odontológico.

    Isso porque ela é capaz de realizar uma prototipagem rápida, ou seja, cria um objeto físico com base em um modelo desenvolvido em computador, trazendo maior precisão e agilidade na produção de peças como os moldes bucais.

    Impressão 3D

    As impressoras 3D possuem grande versatilidade, sendo possível fabricar brinquedos, peças e próteses, dentre outros diversos objetos utilizados cotidianamente.

    Isso significa que esse é um avanço tecnológico surpreendente e, por conta disso, vêm conquistando diversos mercados e em vários ramos do mundo.

    Basicamente, a ferramenta faz a leitura de dados por meio de um software de impressão e recria o objeto desejado a partir dessas informações.

    Inclusive, nesse processo é possível dimensionar o objeto de acordo com a vontade do usuário.

    A impressão é feita em camadas, possibilitando a visualização 3d, até que a forma final do produto esteja completa.

    Para essa reprodução, os materiais mais utilizados são: ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno), um plástico leve e resistente; e o PLA (Ácido Polilático), um polímero biodegradável.

    Nesse contexto cabe ainda ressaltar que um fator que conquistou os diversos mercados, foi o  fato das impressoras 3D serem muito precisas – realizando a reprodução mesmo em detalhes dos produtos projetados digitalmente.

    Impressão 3D na odontologia

    Como foi abordado, as impressões 3D já são uma realidade para diversos ramos no mercado, e a odontologia não fica para trás.

    Nesse segmento a tecnologia pode ser útil para a criação de restaurações dentárias, implementação de próteses, além da fabricação de moldes e de implantes.

    Para se ter uma ideia da utilidade dessa tecnologia, ela agiliza procedimentos ortodônticos que levam em torno de 15 dias para menos de 24 horas.

    Com isso há o impacto direto no tratamento para o paciente, bem como para a rotina do profissional e para o detentor do convênio dental, encurtando o tempo dos atendimentos e procedimentos de forma significativa.

    Além disso, uma curiosidade sobre o setor é que a prótese não precisar mais passar por um laboratório especializado para ser confeccionada, podendo ser feita no próprio consultório.

    Tratamentos ortodônticos que podem ser feitos com Impressão 3D

    Além da restauração dentária e confecção de próteses, a Impressão 3D pode beneficiar em diversos procedimentos, como a cirurgia bucomaxilofacial.

    Na prática, esse tratamento visa corrigir problemas na boca e nos ossos da face. Geralmente, são lesões providas de traumatismos e deformidades, bem como cirurgias de correção bucomaxilofacial para melhora estética.

    Isso porque nesse segmento é possível criar próteses e “suportes” que contribuem para a correção, harmonização e reposição de tecidos corporais.

    Para realizar esses procedimentos por meio de convênios odontológicos, no entanto, é preciso verificar as coberturas oferecidas pelo plano. Isso porque há pacotes que não abarcam os procedimentos vistos como apenas estéticos.

    Nesses casos, é possível recorrer ao tratamento privado ou público, verificando também quais os procedimentos necessários para a realização.

    Além dos processos cirúrgicos, a Impressão 3D também facilita na fabricação de moldes e alinhadores, com finalidade de tratamentos para problemas como o de bruxismo.

    Utilizando da impressora 3D, esses dispositivos são fabricados de forma ágil e com riqueza em detalhes, encaixando-os com mais adesão na arcada dentária do paciente.

    Mais ainda, a Impressão 3D também possibilita uma melhor reabilitação oral dos pacientes que tiveram perda unitária, parcial ou total da arcada dentária.

    Isso acontece, como pode ser visualizado no tópico anterior, a partir da fabricação de implantes feitas sob medida, ou seja, no tamanho, formato, coloração e textura semelhantes à estrutura dental do paciente, tornando a prótese praticamente imperceptível.

    Desse modo, para que os tratamentos ofertados por plano odontológico pessoa física, bem como aqueles realizados em terapias particulares e públicas, apresentem ainda mais qualidade, é crucial contar com os estudos e tecnologias desenvolvidas nos diversos setores.

    Inclusive, com o avanço nas técnicas de impressão, com o surgimento do modelo 3D, diversos tratamentos se tornaram mais rápidos e eficazes, contribuindo com a saúde bucal e qualidade de vida para o paciente e os profissionais.

    Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

    Share.
    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no WTW19.