Precedido de grande sucesso no Sudeste Asiático, o marketplace Shopee online está empenhado em conquistar a região com preços baixos e uma combinação de e-commerce de mercadorias com serviços de streaming.

    Produtos dos mais diversos nichos, tecnologia e roupas em promoção, com frete grátis, cupons de desconto extras, opção de rastreamento correios e uma garantia adicional de resguardar o dinheiro até que o produto seja recebido corretamente é a carta de apresentação da Shopee para promover seu portal no Brasil.

    Isso e muitos pop-ups e histórias do Instagram com cachorrinhos engraçados. Em português e sempre com a cor laranja característica da marca.

    Tudo o que precisa saber: Diferenciais da Shopee

    O marketplace chegou ao Brasil no final de 2019, sendo, atualmente, um dos aplicativos mais baixados nos smartphones, o qual ultrapassou o Mercado Livre, tornando-se o site de compras mais acessado do país.

    Conforme destacado pela Reuters, a empresa de Cingapura conseguiu combinar as compras online naquele país com a oferta de jogos de sua empresa “irmã” Garena, criadora do “Free Fire” – o jogo online mais baixado no Brasil nos últimos 24 meses – e obteve vendas de aproximadamente um terço do que a empresa gigante Magalu (Magazine Luiza SA) vende.

    Um cálculo feito pelo Itaú BBA, estimando o valor dos bens e serviços vendidos na plataforma durante o ano passado, cerca de US$ 2.270 milhões.

    Seu rápido crescimento no Brasil, ajudado em parte pelo impulso online da pandemia, e sua rápida chegada a outros mercados latinos, somados à sua ascensão meteórica na Ásia, já sugerem que a empresa competirá com os grandes marketplaces e e-commerces estabelecidos, como por exemplo, Mercado Livre e Amazon.

    Fornecedores locais e internacionais

    Os usuários da plataforma podem comprar itens de fornecedores nacionais cadastrados no marketplace para realizar vendas ou comprar de fornecedores internacionais, a escolha do compra depende do item que está sendo procurado. Desse modo, a empresa permite que alguns itens sejam enviados com mais rapidez para os clientes.

    Pagamento seguro

    O pagamento da mercadoria fica retido na plataforma até que o cliente receba o produto pelo qual pagou, logo após, o valor é liberado para o fornecedor.

    Políticas de troca, devolução e reembolso.

    O marketplace possui ótimas políticas de devolução, atendendo ao Código do Consumidor Brasileiro (o cliente pode desistir da compra em até 7 dias contados a partir da data de pagamento da compra).

    O reembolso pode ser solicitado independente da situação logística do pedido realizado, desde que esteja dentro do prazo de entrega. O cliente recebe o reembolso em até 5 dias úteis caso solicite o mesmo em até 7 dias pelo aplicativo após a entrega do pacote, e até 15 dias úteis após a entrega do pacote se tiver realizado o pedido pelo canal de suporte no site.

    Há possibilidade de solicitar a troca do produto, no mesmo prazo de devolução, em até 7 dias úteis após o recebimento, pois será preciso realizar o envio do mesmo.

    O valor do reembolso é devolvido de acordo com o tipo de pagamento realizado pelo cliente.

    Opções de pagamento

    Há diferentes opções de pagamento disponíveis para o usuário: pagamento de boleto, cartão de crédito, PIX, cartão de débito virtual.

    Central de atendimento ao cliente

    O cliente pode entrar em contato com o serviço de atendimento através do Whatsapp Shopee, aplicativo da empresa ou site na página “minhas compras”, selecione o produto e o serviço desejado referente ao mesmo. Solicitar ajuda através do canal de suporte ou ligar para o número de telefone Shopee para esclarecer suas dúvidas.

    O Market place se tornou sucesso de vendas no país, devido a grande variedade de produtos dos mais diversos nichos, abertura de espaço para cadastro de fornecedores do Brasil, preços baixos, diferentes opções de pagamento, e o serviço de suporte ao cliente eficiente.

    Share.
    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no WTW19.