O ramo de desenvolvimento para aplicativos de celular está cada vez mais em alta com a tecnologia mobile avançando a passos largos. Aqui mesmo no Brasil, o tempo médio que as pessoas despendem na internet é de 72% em seus smartphones, tablets ou notebooks.

    Por isso criamos este artigo, para esclarecer como funciona o passo a passo dos processos de desenvolvimento de aplicativos. Confira agora mesmo!

    Desenvolvimento de aplicativos – Como fazer? 

    Escolha o sistema operacional para o seu desenvolvimento de aplicativos

    Se você não sabe por onde começar por não ter muito conhecimento técnico, pode ser que optar por um aplicativo híbrido não seja a melhor opção para você, visto que é preciso levar em consideração atualizações, melhorias, conserto de bugs, e algumas outras coisas que terão de ser feitas nos dois sistemas quase que ao mesmo tempo. 

    Por isso, recomendamos que você opte por apenas um a princípio e observe quais são as vantagens e desvantagens que mais podem influenciar no seu modo de trabalhar. Acompanhe algumas informações que reunimos para você poder se decidir:

    Android – Vantagens

    O Android está presente em cerca de 85% dos smartphones em mais de 190 países ao redor do mundo, segundo pesquisas do International Data Corporation (IDC). O que não inclui, é claro, a Android TV, Android Wear e Android Auto, que estão sendo expostas aos poucos no mercado nos últimos anos.

    É verdade que contamos com uma plataforma excelente, a Google Play Store! Os apps Android já se encontram disponíveis para download em, aproximadamente duas horas e é possível atualizá-los diversas vezes por dia dentro da plataforma mesmo, caso haja reclamações de usuários ou qualquer tipo de problema.

    Vale ressaltar que, ao aprender mais do ramo de desenvolvimento de aplicativos para Android, você também pode especificar qual a porcentagem de usuários do seu app você quer que receba as atualizações recentes, porque poderá monitorar tanto os feedbacks quanto os relatórios de falhas para então decidir se vai aumentar a porcentagem de atualização.

    IOS – Vantagens 

    O IOS é o sistema operacional para Iphones e Ipads criado pela Apple. Caso a sua intenção seja refinar seus testes de aplicativos, vendo quais as reações do seu público-alvo antes de lançá-los oficialmente, então este é o sistema operacional ideal para desenvolver!

    Uma vantagem que podemos destacar da Apple em cima da Google é o fato de normalmente ser mais fácil criar aplicativos para o Iphone do que para Android. O motivo é o Firmwire. Pelo fato da Google não enviar notificações de atualizações para os usuários Android a fim de atualizarem seus Firmwires, os aplicativos da maçã mordida saem na frente nesse quesito, sem dúvidas.

    Android – Desvantagens

    Quando falamos em otimização de aplicativos, mesmo estando presente em uma infinidade de marcas de smartphones ao redor do mundo, o Android ainda deixa a desejar. 

    Componentes da Samsung, Qualcomm, Intel, MediaTek e mais outros com tantas arquiteturas diferentes acabam por complicar a vida dos desenvolvedores, fazendo com que alguns apps não funcionem corretamente em certos modelos, causando uma má impressão geral no sistema operacional como um todo. 

    IOS – Desvantagens

    Mesmo sendo mais simples e mais lucrativo o desenvolvimento de aplicativos para IOS pelo fato deles entrarem no mercado mais rápido e serem aceitos por usuários que já estão acostumados a pagar por este tipo de serviço, o fato da imensa maioria (95,5%) dos smartphones no Brasil serem do sistema Android ainda pesa contra ele.

    O que pode ser vantagem é a fragmentação e a possibilidade de alcance de hardware e software quando estiver em meio a uma equipe experiente.

    O que você precisa mesmo lembrar é que se o seu app fizer sucesso, seja pelo IOS ou pelo Android, mover o projeto para a outra plataforma é o caminho básico para a expansão e crescimento do seu serviço.

    Especifique bem qual será o público-alvo que quer atingir

    Outra coisa muito importante é você se informar o mais detalhadamente possível qual o segmento de mercado o seu aplicativo deverá atingir. Não tenha receio de fazer pesquisas e análises de mercado bem detalhadas.

    Tente identificar um grupo específico de consumidores que tenham certas características (por exemplo, um problema a ser resolvido) e será para este grupo que você irá direcionar todas as suas estratégias de marketing e campanhas para divulgar seu aplicativo (oferecer soluções para resolver o problema deles).

    Faça os cálculos para prever quanto vai gastar no desenvolvimento de aplicativos

    Procure reunir todos os possíveis gastos envolvidos na criação do aplicativo, pois mesmo os mais simples, vão exigir algum investimento inicial.

    Falando nisso, tem empresas que estão no ramo de desenvolvimento de aplicativos que realizam Webinars mensais com dicas para quem está iniciando nesta carreira.Se quiser ajuda no seu projeto, procure uma empresa eficiente para conclusão!

    Share.
    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no WTW19.