A pandemia de COVID-19 pegou a todos de surpresa, principalmente porque acabou obrigando muitos trabalhadores a darem adeus aos seus negócios. No entanto, existem algumas tendências de negócios em meio à pandemia que chegaram para ficar e vão ajudar muitas pessoas a se reerguer.

    Graças ao distanciamento social, a tecnologia foi uma ferramenta muito utilizada, o que acabou trazendo ainda mais modernidade para os meios de produção. Até agora, em pleno 2022 e com a pandemia ainda circulando pelo mundo, a utilização de computadores continua sendo necessária.

    Tendências para o mundo dos negócios: quais são?

    Mesmo que a vacina já tenha chegado e estejamos na terceira dose para reforçar a proteção, nem tudo são flores. Muitas pessoas acabaram perdendo os seus empregos e quem decidiu investir no próprio negócio acabou enfrentando problemas, como o aumento dos preços do mercado que, há poucos anos, se mostrava razoável.

    É por isso que estamos aqui para falar sobre as tendências de negócios em meio à pandemia, garantindo uma maior estabilidade financeira para quem precisa se sustentar em meio à crise. Com apenas um pouco de atenção e adaptação à modernidade, ficará mais simples manter seu próprio negócio com a  Agência de Marketing Digital.

    1. Compras locais

    No mundo dos negócios, e principalmente no período da pandemia, as compras locais acabaram recebendo uma atenção redobrada dos consumidores. Isso aconteceu porque boa parte da população decidiu se reunir e apoiar os comércios locais, favorecendo a economia e permitindo uma maior estabilidade para quem precisava.

    De acordo com tudo o que foi analisado ao longo da pandemia, os consumidores estão mais dispostos a comprar de uma empresa local no lugar de comprar em uma varejista nacional. Para os consumidores locais, os preços não se mostram um problema, muito menos as variedades apresentadas pelos produtos.

    Um dos principais motivos para que os consumidores continuassem comprando em comércios próximos é a forma como as lojas pequenas abordaram a crise e contornaram toda a situação, gerando empatia para quem realmente precisava. Além disso, a solidariedade também é um fator relevante.

    2. Comércio eletrônico

    O comércio eletrônico já era muito utilizado antes da pandemia. Ainda assim, acabou se tornando uma das tendências de negócios em meio à pandemia graças à facilidade de compra e, principalmente, à possibilidade de escolher qualquer coisa por meio da internet, sem precisar sair de casa.

    Com o fechamento de lojas, restaurantes e até de shoppings, muitas pessoas ficaram preocupadas com a própria segurança, fazendo-as migrar para o comércio online. Essa tendência não vai cair com o fim da pandemia, dada a facilidade das transações e a praticidade de receber as compras em casa.

    Querendo ou não, o isolamento social acabou transformando uma dessas tendências de negócios em meio à pandemia em um hábito. Ao longo do tempo, será muito comum ver comércios que eram 100% presenciais migrando para o meio on-line a fim de conquistar um público cada vez maior graças à praticidade de entrega e compra.

    3. Eventos virtuais

    Uma das coisas que mais mexeu com os brasileiros ao longo da pandemia foi o encontro virtual. Faculdades estavam planejando palestras, mesas redondas e outros tipos de reunião por meio do computador, o que permitia o impulsionamento do conhecimento mesmo à distância, sem frequentar o espaço físico que era comum aos estudantes.

    Para o comércio, esse tipo de evento também será benéfico, movimentando a economia. Para se ter uma ideia, no ano de 2020, Hollywood, uma das maiores referências no mundo do cinema, realizou o Emmy virtual, permitindo que dezenas de atores e pessoas do ramo pudessem participar simultaneamente da premiação.

    Além disso, os eventos virtuais também são uma maneira simples de conquistar ainda mais público para o seu negócio. Com as várias opções de promoção e divulgação, a possibilidade do perfil de uma empresa crescer é muito grande e vai acabar gerando um entrosamento simples e direto.

    4. Trabalho remoto

    Por fim, o trabalho remoto também será uma das tendências durante e após a pandemia. Com a necessidade do distanciamento social para garantir a saúde dos colaboradores e dos clientes, foi preciso transformar um trabalho presencial em algo virtual, gerando melhores condições de emprego e tranquilidade com o Tráfego Pago em BH.

    É necessário que as empresas estejam preparadas para manter a longevidade desse tipo de atividade. Os colaboradores devem ter um espaço adequado para o trabalho, além de receberem o suporte e treinamento para conseguir adaptar às novas tecnologias à sua função dentro de uma empresa, garantindo um bom desempenho.

    Por ser uma das tendências de negócios em meio à pandemia, muitas empresas querem manter esse regime de trabalho mesmo após o fim da pandemia. Isso acontece pela facilidade, além da economia, em manter os colaboradores em um ambiente virtual, exercendo as mesmas funções que antes eram feitas em um local físico.

    Share.
    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no WTW19.