Antes da abertura de um host, é importante analisar os custos para abrir uma empresa de hospedagem e com qual pacote de hospedagem você irá trabalhar.
Fato é que existe uma série de diferentes planos de hospedagem disponíveis.
Assim sendo, não é incomum que surjam muitas dúvidas a respeito desse processo e qual tipo de hospedagem seria o ideal.
Bem, então, caso você esteja considerando abrir um host, mas não sabe qual tipo de hospedagem é melhor para você, então continue lendo esse conteúdo para descobrir um pouco mais sobre os planos compartilhados e os servidores dedicados.
Abertura de uma revenda de hospedagem
Sem dúvida, para aqueles que desejam abrir uma revenda de hospedagem, sempre surge uma incômoda dúvida.
Afinal, qual o melhor pacote de hospedagem e quais são os custos para empresa de hospedagem?
Essa dúvida é mais frequente do que a maioria das pessoas possam imaginar, porque de fato, existe muitos planos de hospedagem.
Porém, nesse conteúdo falaremos apenas dos planos de hospedagem compartilhada e dos servidores dedicados, e quais são as diferenças entre eles.
Ambos são muito usados, no entanto, são bem diferentes. Cada um possui as suas próprias características, benefícios e vantagens.
Por isso que, antes de abrir um host, é necessário ficar atento quanto as principais características de cada um desses planos, para escolher o melhor, e que atenda às suas necessidades.
O que é e como funciona a hospedagem compartilhada?
Hospedagem compartilhada é um dos principais planos usados ao redor do mundo todo.
Isso porque esse plano conta com um ótimo custo benefício, pois o seu usuário terá uma série de ferramentas por um ótimo preço.
Além disso, o provedor da hospedagem deve oferecer suporte ao cliente, assim como também manutenção de hardware e software do servidor.
Porém, o lado negativo desse plano é que ele é compartilhado, como o seu próprio nome sugere.
Ou seja, o usuário irá dividir os recursos desse plano com muitas outras pessoas.
Assim sendo, diversos sites ficam hospedados no mesmo servidor e, além disso, os usuários são os responsáveis por configurar os seus próprios sites.
O plano compartilhado é ideal para quem?
Mas, para quem esse plano é ideal?
Sem dúvida, a hospedagem compartilhada é ideal para os sites que estão começando agora, ou aqueles que possuem um baixo tráfego de acesso, e não precisam de grande espaço de armazenamento.
Porém, quando empresas pequenas começam a crescer, também é necessário trocar o plano de hospedagem para um que comporte melhor as suas necessidades e que talvez precisem de mais recursos para expandir.
Ao passo que, empresas de maior porte ou com um grande volume de tráfego podem não se encaixar bem dentro desse plano.
Mas hoje existe muitas empresas de host, que oferecem o serviço de revenda de hospedagem com 30 dias grátis, dando a oportunidade de você testar o serviço antes de efetuar o pagamento.
Vale a pena você fazer este teste, para ter certeza da qualidade do servidor, da empresa e também se o plano contratado é suficiente
O que é e como funciona um servidor dedicado?
Já o servidor dedicado trata-se de um servidor físico que fica hospedado em um link configurado de alta velocidade, que permite o processamento de dados, acesso aos arquivos e execução de softwares remotamente.
Esse tipo de hospedagem tende a proporcionar um melhor desempenho e maior segurança aos usuários, sendo então o preferido entre aqueles que possuem um site com maior volume de tráfego.
Quando comparado ao plano compartilhado, esse servidor é muito mais ágil, veloz e eficaz.
Além disso, esse servidor conta com apenas um usuário, evitando a competição por causa de recursos.
Além disso, garante que o seu site não tenha que dividir espaço com outro.
Por esse servidor ser exclusivo, o cliente terá a opção de configurá-lo e customizá-lo como quiser, sendo que as opções de configurações são diversas, tais como:
- Processador;
- Memória;
- Discos rígidos;
- Recursos de rede;
- Segurança;
- Dentre vários outros.
Assim sendo, ao escolher um servidor dedicado, o usuário estará alugando o seu próprio espaço físico, reservado apenas para hospedar todos os seus arquivos, dados, aplicações e websites.
É basicamente o mesmo de se alugar uma casa. Onde o indivíduo tem o seu próprio espaço e pode mobiliar da forma como quiser.
O servidor dedicado é ideal para quem?
Mas, afinal, o servidor dedicado é ideal para quem?
Como dito antes, os servidores dedicados são ideais para quaisquer sites, blogs, lojas virtuais ou qualquer outro tipo de negócio que possua um grande volume de tráfego e acesso diário.
Ao contrário do plano compartilhado, o servidor dedicado é ideal para aqueles sites que recebem um número maior de visitantes por dia.
No entanto, o seu uso não se restringe apenas a esse tipo de negócio.
Os revendedores de hospedagem também podem utilizar plataformas para hospedar os seus próprios clientes, e até mesmo grupos de empresa sob a mesma administração.
Qual plano é o melhor para abertura de um host?
A verdade é que não existe um plano melhor do que o outro. O que existe são planos que possuem características diferentes, com os seus próprios benefícios e vantagens.
Portanto, antes de escolher qual plano irá usar, seja um plano compartilhado ou o servidor dedicado, você deverá analisar quais são as suas necessidades e o que você deseja.
Pois cada um deles atende a necessidades diferentes e bem específicas, basta escolher o que mais se encaixa dentro das suas.
Conclusão
Portanto, ao longo desse conteúdo podemos ver quais são as diferenças entre o plano compartilhado e o servidor dedicado, para abertura de um host.
Os planos compartilhados possuem um ótimo custo benefício e é ideal para quem está começando agora. Enquanto os servidores dedicados são os mais recomendados para quem já possui um bom número de tráfego online.
Assim sendo, como dito antes, o importante é analisar quais são os seus principais objetivos e qual desses planos encaixa-se neles.