Embora a paixão e a empolgação frequentemente dêem início a um novo empreendimento, o que mantém esse negócio funcionando sem problemas é a atenção aos detalhes do dia a dia. 

    Cada aspecto da operação de um negócio requer planejamento e execução de maneira cuidadosa, desde o gerenciamento de estoque e treinamento de pessoal até atendimento ao cliente e marketing.

    Finanças e contabilidade, em particular, podem ser tópicos intimidantes para os empresários. Mesmo que você tenha operado uma empresa com sucesso por anos, lidar com o lado financeiro geralmente continua sendo um desafio. 

    Sem um conhecimento sólido desses aspectos operacionais importantes, você pode estar colocando em risco sua saúde financeira e mental, generalizando sintomas de ansiedade, depressão e TDAH de seu novo negócio, para o último realizar um tratamento de déficit de atenção é essencial. Dessa forma, é fundamental saber operar as finanças da sua empresa de forma correta para que você sempre esteja em constante evolução.

    Tornando o empreendedorismo mais fácil

    Felizmente, você não precisa fazer isso sozinho. Este guia foi elaborado para ajudá-lo a operar seu negócio com mais eficiência. Reunimos os fundamentos principais das finanças de uma empresa, que podem te ajudar para que sua operação seja um sucesso: 

    Sempre consulte um contador certificado, consultor financeiro ou outro profissional sobre as necessidades específicas do seu negócio. 

    Criando um plano de negócios

    Um plano de negócios é uma ferramenta vital frequentemente usada para pedidos de empréstimo ou para mostrar aos investidores onde você prevê seu negócio. 

    Um plano de negócios completo contém vários componentes, incluindo um resumo executivo, os produtos ou serviços que você vai vender, seus mercados-alvo, sua equipe de gerenciamento e, finalmente, seus planos financeiros. Não lance seu negócio sem um plano de negócios. 

    4 razões pelas quais você precisa de um plano de negócios 

    Um bom plano de negócios o orienta em cada estágio de iniciar e gerenciar sua empresa e descreve as etapas que você precisa seguir para atingir seus objetivos. Veja como: 

    Mapeia o futuro

    Seu plano de negócios é o roteiro que o ajuda a entender o terreno de seu negócio e as oportunidades e ameaças que o cercam. Dependendo de quão detalhado um mapa você deseja, você pode incluir uma análise competitiva, estratégia de marketing, marcos para o sucesso, tendências nacionais e locais que afetam seu setor, tudo o que você precisa para gerenciar melhor seu negócio. 

    Não existe uma regra rígida e rápida sobre a duração, formato ou mesmo os tópicos a serem incluídos em seu plano. Basta iniciá-lo e mantê-lo em movimento. 

    Um plano de negócios ajuda no crescimento da sua empresa 

    Um plano de negócios bem escrito pode transmitir sua história a investidores em potencial de uma forma que aumente sua confiança e os convença a abrir conversas para futuros investimentos. 

    Para preparar um plano de negócios que conquiste financiadores, inclua projeções realistas de crescimento, os riscos envolvidos (e como você planeja mitigá-los) e o que torna seu negócio único.

    Desenvolve e comunica seu curso de ação

    Esteja você começando um novo negócio ou fazendo crescer um já existente, você tem objetivos; seu plano de negócios é a ferramenta para ajudar a realizá-los. Se você estiver interessado em alugar um novo espaço, por exemplo, seu plano de negócios pode ajudá-lo a pensar sobre o que você precisa antes de fazer a mudança. 

    Suas perspectivas e planos de crescimento justificam assumir esse custo? O novo espaço está em uma área onde estão seu público-alvo? Como você vai pagar por qualquer reforma necessária? 

    Gerenciar o fluxo de caixa 

    Seu fluxo de caixa é o sangue que mantém o coração de sua empresa funcionando, então você precisa ter um suprimento adequado. Adicionar um gráfico de fluxo de caixa à seção financeira de seu plano de negócios lhe dará uma imagem de alto nível do dinheiro que entra e sai de seu negócio. 

    Esta visão geral simples pode ajudá-lo a administrar seu dinheiro e estar em melhor posição para pedir dinheiro emprestado, se necessário. Você também pode adicionar um plano de contingência para cobrir quaisquer problemas de fluxo de caixa que possam surgir. 

    Elementos que você precisa em seu plano de negócios para que suas finanças sempre estejam em evolução 

    Como você cria um plano de negócios e o que deve incluir para que as finanças de sua empresa estejam sempre em evolução? Simplifique começando com as seções abaixo. Certifique-se de que cada seção responda às suas expectativas sobre as melhorias que você pode implementar nas finanças da sua empresa.

    Resumo executivo

    Seu resumo executivo é o argumento de venda curto e rápido que você usará para vender para pessoas importantes interessadas em seu negócio. 

    Resumo executivo perguntas a serem respondidas: 

    • O que sua empresa faz? 
    • Que problema isso resolverá? 
    • Por que sua empresa está posicionada exclusivamente para esse tipo de serviço? 

    Visão geral da empresa

    Forneça um instantâneo de seu negócio, incluindo informações básicas sobre a equipe de liderança, funcionários, produtos ou serviços de sua empresa e assim por diante. Se você planeja solicitar financiamento, também deve incluir finanças e planos de crescimento de alto nível. 

    Perguntas gerais da empresa a serem respondidas: 

    • Onde está localizada sua empresa? 
    • Quando foi formado e que tipo de entidade legal é? 
    • Qual é a sua projeção de crescimento? 

    Análise competitiva 

    Esta seção discute os concorrentes em seu setor. Faça sua pesquisa para identificar quem são, o que fazem e como atendem seus mercados. Perguntas de análise competitiva para responder: 

    • Quem são seus concorrentes e como eles atendem seus clientes? 
    • Por que os clientes compram deles? 
    • O que você sabe sobre os preços deles? 

    Produtos e serviços 

    Esta seção de seu plano de negócios com foco na melhoria de suas finanças, detalha o problema que você resolve para seus clientes e como essa solução difere dos produtos ou serviços dos concorrentes. 

    Perguntas sobre produtos e serviços a serem respondidas: 

    • Quais são os tipos de produtos ou serviços que você vende agora? 
    • O que você desenvolverá e oferecerá no futuro? 
    • Por que seu produto é melhor ou diferente do da concorrência? 

    Mercados-alvo

    Sua seção de mercado-alvo é uma introdução ao cliente que vai se interessar pelo seu produto ou serviço é, tão importante quanto, seu próprio negócio. 

    Questões de mercados-alvo a serem respondidas: 

    • Quem é seu cliente ideal? 
    • Quais são seus perfis demográficos? 
    • Quais são suas necessidades? 
    • Como sua empresa atende a essas necessidades? 

    Planos financeiros e medidas de sucesso

    Os investidores e credores vão querer ver os documentos financeiros que mostram a lucratividade futura da sua empresa, incluindo uma previsão de vendas, plano de pessoal, demonstração de fluxo de caixa, demonstração de lucros, perdas e balanço patrimonial por pelo menos três anos. 

    Alguns investidores pedem projeções ainda mais futuras, portanto, invista em um bom contador para ajudá-lo a preparar previsões realistas e ponderadas para a continuidade no objetivo de ter uma excelente operação financeira. 

    A utilização de todos os pontos inseridos em um planejamento de negócios para sua empresa, com certeza vai fazer efeito em melhorias nas finanças de sua empresa, fazendo com que seus objetivos sejam alcançados de maneira rápida e que você sempre mantenha a organização esperada de uma empresa com a parte financeira.

     

    Veja também: Por que os jovens de hoje se interessam tanto por economia ?

    Share.
    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no WTW19.