Com o mapa mental você consegue memorizar assuntos mais complexos, pois é um método de estudo em que te ajuda a compreender, resumir, e memorizar muitas informações de forma eficaz e sem perder tempo precioso de estudo.
Mapas mentais podem fazer isso por você.
O que são mapas mentais
Um mapa mental é um diagrama que organiza fatos e ideias em torno de um assunto central. Combina palavras, imagens e muitas cores para resumir informações complexas de uma forma visual.
O termo “mapa mental” foi inventado na década de 1970 pelo especialista em educação Tony Buzan, mas as pessoas já o usam há séculos. Diz-se que até mesmo Leonardo da Vinci usou mapas mentais!
Como os mapas mentais pode ajudar na aprendizagem
Você pode usar mapas mentais para:
- Estudar tópicos complexos e questões dissertativas;
- Brainstorm para uma apresentação de classe ou projeto;
- Organize sua pesquisa para um projeto ou ensaio;
- Aprenda a lidar com um tópico complexo;
- Ajudar a estudar para preparatórios de concurso para marinha.
Por que eles funcionam?
Nossos cérebros não pensam em listas com marcadores, então um mapa mental é mais eficaz do que as notas tradicionais para agrupar informações e criar links entre ideias.
Os mapas mentais ativam muitas partes diferentes de seu cérebro, o que leva a uma compreensão mais profunda e a uma melhor memorização do trabalho.
Quando você faz um mapa mental, precisa usar o lado criativo e também o analítico.
Você também ativa o sentido do cérebro para palavras, imagens, números, lógica, ritmo, cor e consciência espacial – tudo ao mesmo tempo!
Eles usam o efeito de superioridade de imagem
A combinação de palavras e imagens torna mais palavras. Isso é chamado de efeito de superioridade da imagem.
Eles podem tornar o estudo divertido
Mesmo que suas fotos não sejam perfeitas, o fato de você usar imagens e cores diferentes pode tornar o estudo mais divertido.
Na verdade, quanto mais estranhas e exageradas forem suas fotos, melhor seu cérebro se lembrará delas – então, não importa se você é um artista.
Economizam tempo
Pode parecer que fazer mapas mentais desperdiça muito tempo de estudo. Mas o oposto é verdadeiro. Ao fazer seu mapa, você já está analisando e categorizando as informações.
Você não está apenas repetindo frases como um papagaio, mas está realmente começando a se familiarizar com o assunto.
Então, uma vez que seu mapa mental esteja pronto, você não precisa passar por páginas e páginas de notas. Em vez disso, você pode ver o tópico inteiro, em seu contexto adequado, em uma página.
Dicas para fazer um bom mapa mental:
- Use um pedaço de papel em branco e vire-o de lado.
- Comece no meio da página e use uma imagem para sua ideia central.
- Use muitas cores diferentes. As cores não apenas são mais atraentes, mas ajudam a categorizar as informações. As cores também podem ajudar a sua memória: lembre-se de que um determinado fato foi sublinhado em verde pode ajudá-lo a lembrar o fato em si.
- Certifique-se de que seus ramos se conectem e não fiquem suspensos no ar. Isso ajuda você a se lembrar melhor das conexões entre os fatos.
- Use linhas curvas em vez de retas. Seu cérebro acha isso mais interessante.
- Ao usar palavras, use letras maiúsculas claras e fáceis de ler.
- Use papel e canetas coloridas em vez de computadores ou aplicativos de tablet. Existem fantásticos softwares de mapeamento mental que podem ajudá-lo quando se trata de classificar pesquisas ou brainstorming. Mas se você quiser memorizar um trabalho, é muito mais mão. Papel e caneta também causam muito menos distrações do que dispositivos eletrônicos.
- Faça seus próprios mapas mentais. Não peça emprestado o de um amigo e não baixe da Internet. Isso é importante, não apenas porque o processo de fazer o mapa mental o ajuda a memorizar, mas também porque o cérebro de cada pessoa é único. Um mapa mental deve imitar a maneira como seu próprio cérebro organiza as informações, não a de outra pessoa.
- Você também pode fazer mapas mentais online e estudar pelas redes sociais sem perder o foco
Conclusão
O mapa mental melhora a sua aprendizagem de forma contínua, para não perder tempo comece a fazer o seu hoje ainda!
Se vocês ainda ficaram dúvidas ou tem novas sugestões de artigos pode deixar nos comentários.