Você sabe quais são as principais linguagens de programação open source e para que servem? Não se preocupe, neste artigo, vamos falar exatamente sobre isso.
As linguagens de código aberto são basicamente linguagens de programação criadas após a invenção do primeiro computador em meados do século 20.
Como você sabe, a programação simplesmente instrui o computador a realizar determinadas tarefas.
Há tantos tipos de linguagens de programação de código aberto nos dias de hoje, cada uma possuindo pontos positivos e particularidades. De fato, um desenvolvedor de software pode escolher entre muitas opções para entrar neste mercado.
Vamos primeiro, conhecer mais sobre open source.
O que é open source?
O termo open source refere-se a qualquer programa cujo código fonte é disponibilizado para uso ou modificação como usuários ou outros desenvolvedores acham apropriado.
Ao contrário do software proprietário, o software de código aberto é gratuito para qualquer pessoa que o deseje, incluindo empresas como a Microsoft, que desenvolvem softwares proprietários. Portanto, open source é um software que foi desenvolvido como uma colaboração pública, aberta e disponibilizada gratuitamente para o público.
O termo open source também é usado para se referir a linguagens de programação.
Como aprender a programar em linguagens open source
Hoje em dia, é fácil de aprender uma linguagem de programação open source.
A tecnologia tornou-se muito mais acessível: se você é alguém que não sabe nada sobre linguagens de programação, um excelente caminho é começar com HTML e CSS, em vez de qualquer linguagem de programação.
HTML irá ajudá-lo a estruturar páginas com os navegadores da web. Assim, você será capaz de incorporar texto, imagens e códigos em seu código que um navegador pode interpretar.
Por outro lado, CSS (Cascading Style Sheets) é responsável pelo estilo e formatação de uma página. Ele vai basicamente cuidar da aparência de sua página. Com a ajuda do HTML pode-se criar um site estático rapidamente.
Para atribuir inteligência à sua página, como regras de negócio, será necessário aprender uma linguagem de programação. Você pode escolher uma das linguagens de programação open source abaixo.
Você conhece o modelo de celular m2006c3lg? Saiba tudo sobre ele
Linguagem C
A primeira linguagem de programação é a C, e é muito popular.
É frequentemente usado para desenvolver aplicações móveis, empresariais e embutidas.
A ascensão do C e do UNIX estão ambos escritos nas mesmas páginas da história. Ambos têm uma relação muito próxima um com o outro, e ambos estão tão conectados um ao outro, mas se você tiver que escolher apenas uma única linguagem de programação de código aberto, então ela será principalmente C.
C++
Outro tipo de linguagem de programação é C++ e também é usado para desenvolver aplicações móveis.
O C++ é amplamente utilizado na indústria e é um dos idiomas mais populares atualmente.
C#
Esta é uma linguagem de programação de código aberto desenvolvida pela Microsoft. Ela é usada para desenvolver diferentes tipos de aplicações.
C# é uma linguagem de programação de propósito geral que suporta paradigmas imperativos, funcionais, orientados a objetos e outros paradigmas de programação. Tem boa aderência a criação de aplicações web.
Python
Python é uma linguagem de programação open source, e é utilizada para o desenvolvimento de aplicações empresariais e web.
Foi uma das primeiras linguagens de programação a se tornar famosa entre não desenvolvedores. Ela suporta paradigmas de programação orientados a objetos, imperativos e funcionais.
É uma das linguagens mais populares e o OpenStack é um dos mais populares softwares de código aberto desenvolvidos com Python.
Ruby
Ruby é uma linguagem de programação de código-fonte aberto que é popular e dinâmica. É também uma linguagem de programação de uso geral.
Sua popularidade está diminuindo lenta e constantemente, mas ainda suporta estilos funcionais, orientados a objetos e imperativos.
Ruby on Rails, um framework de aplicação web e Merb, um precursor do Ruby on Rails, são os importantes projetos open source desenvolvidos em Ruby.
Por que utilizar linguagem de programação open source
A parte mais importante do uso de linguagem de programação open source é que eles são muito econômicos de utilizar para empresas e organizações.
Você não precisa ter diversas licenças de uso, tanto no servidor quanto nas máquinas de desenvolvimento para utilizar essas linguagens.
Esta é uma das principais razões pelas quais tantos programadores e empreendedores a utilizam. E também por essa razão, existem várias plataformas e comunidades que conectam as pessoas que codificam nestas linguagens com o intuito de fortalecer a comunidade.
Essas comunidades ajudam programadores a se desenvolver, e também, desenvolver a própria linguagem.