A tecnologia consiste na evolução das técnicas que o homem utiliza ao longo do tempo para realizar as mais diversas atividades. Neste sentido, é muito importante compreendermos como a tecnologia permitiu que os humanos se adaptassem e ganhassem o mundo.

    Hoje, o termo tecnologia se refere a tudo que é ligado aos computadores e, principalmente, à rede de internet.

    Isso acontece por conta da aceleração das novas técnicas, revolucionadas a partir dos anos 90, com os computadores, e expandidas em 2007, com o aparecimento dos smartphones.

    Desde então, todo o nosso mundo está cercado de redes de internet, wireless, serviços de bluetooth e muito mais.

    Isso permitiu que variados setores se desenvolvessem, como os consultórios médicos e os procedimentos de odontologia.

    Com isso, diferentes tratamentos e o próprio atendimento foram aprimorados, como é o caso do surgimento da lente nos dentes e a revolução no clareamento dental.

    No presente artigo abordaremos como o uso da tecnologia permitiu que os consultórios de saúde se tornassem mais eficientes e agilizassem o atendimento.

    Entendendo a tecnologia aplicada na saúde

    O uso da tecnologia no setor da saúde é tão importante que a Organização Mundial da Saúde (OMS) nos traz uma definição sobre sua aplicação, que consiste no uso sistemático de conhecimentos e habilidades que objetivam a melhoria da qualidade de vida.

    Deste modo, qualquer sistema ou ferramenta que permite que a saúde seja promovida de forma mais ampla, faz parte das tecnologias da saúde.

    Assim, desde sistemas de gerenciamento de triagem, como o “Sistema de Triagem de Manchester” no pronto-socorro, até dispositivos para avaliação e acesso rápido aos prontuários podem ser considerados tecnologias.

    Cabe dizer neste ponto que o protocolo permite que os pacientes recebam uma classificação de risco, agilizando os atendimentos que precisam de um atendimento prioritário.

    Abaixo abordaremos sobre como essas tecnologias são aplicadas, desde o desenvolvimento de técnicas mais apuradas de colocação de prótese sobre implante dentario até serviços de atendimento.

    Exemplos de tecnologias aplicadas à saúde

    Um dos fatores mais importantes para a aplicação de sistemas de rede e computadores dentro dos consultórios se refere à melhor gestão de dados e eficiência.

    Neste sentido, é muito importante também notar que existem outras áreas em que essa tecnologia pode ser aplicada.

    Neste tópico abordaremos sobre algumas áreas onde é possível encontrar aplicações tecnológicas relacionados à saúde.

    1.   Comunicação

    As trocas das informações entre médico e paciente são muito importantes, tanto para a questão de diagnósticos mais rápidos, como para que as consultas sejam marcadas de forma mais facilitada.

    Neste sentido, as chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) permitiram que as clínicas tivessem sistemas mais eficientes.

    Um dos processos está relacionado à questão da digitalização de documentos, permitindo acesso dos corpos médicos e pacientes.

    Com isso, procedimentos que demandam muita papelada começaram a ser substituídos pelo formato digital. Um exemplo são alguns termos de contrato para pessoas que irão realizar o procedimento de implante dentario preco medio.

    2.   Prontuário médico

    Um dos componentes que trouxe bastante dinamização para os consultórios foi a introdução dos prontuários eletrônicos (PEP). Esse elemento está dentro de sistemas de gestão de dados médicos e podem reunir outros documentos digitais como:

    • Laudos;
    • Receituários;
    • Atestados;
    • Prontuário.

    Esses documentos devem seguir algumas normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina, segundo a Resolução CFM 1.821/07, que possibilitou que arquivos digitais pudessem tomar o local dos papéis.

    O prontuário digital é composto por um banco de dados, permitindo a rápida localização e cruzamento de todas as informações, servindo como base para um diagnóstico mais preciso e eficiente.

    3.   Chatbots e inteligência artificial

    Para diminuir a demanda pelo atendimento humano com informações mais exatas, a tecnologia por meio da inteligência artificial (IA) permitiu o desenvolvimento dos chatbots que consistem em agentes virtuais que aprendem com as interações.

    A machine larning (aprendizado de máquina) permite que a IA aprenda e se adapte às demandas do cliente.

    Os bots são empregados em clínicas e hospitais para que o tratamento a distância seja feito de maneira mais adequada e, principalmente, para atuar como uma ponte entre o médico e os pacientes.

    Tais ferramentas podem ser incluídas em sites, aplicativos e ferramentas, otimizando processos como marcação de consultas, confirmação de preparativos para exame, verificação de agenda e envio de mensagens.

    Isso permite uma agilidade de atendimento e de forma personalizada, de acordo com as necessidades dos clientes.

    A tecnologia, portanto, está não somente no nosso dia a dia, mas também é aplicada em variados setores, com especial atenção para o setor da saúde.

    Este se beneficia muito, principalmente com troca de informações mais eficientes e melhores tratamentos, desde clareamento dental com moldeira até aparelhos ortodônticos. Com isso, a clínica se destaca no mercado.

    Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

    Share.
    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no WTW19.