Os espectadores sanguinários acenando para a barbárie. O grito de guerra contaminado de um gladiador infernal implorando pela sobrevivência. Duas coisas que contribuem para a grandeza da arena, um lugar onde a fúria voa alto e o derramamento de sangue é mais espesso que a água. É também um lugar, é claro, que moldou Roma e seu prisma sádico de entretenimento no passado. E, como esperado, depois que tudo foi avaliado pela mídia, o esporte sangrento só continuou a espalhar sua brutalidade em videogames com jogo de gladiador.

    Isso nos leva ao aqui e agora, onde gladiadores e cenários icônicos como o Coliseu são parte integrante do gênero como um todo. E você pode apostar que existem vastos oceanos de jogos que fluem dessa mesma veia sangrenta também. E embora certamente haja uma abundância desses jogos de gladiador, vale ressaltar que nem todos eles fazem jus ao prestígio de uma época tão cruel.

    Os cinco jogos de gladiadores a seguir, estão mais próximos do que foi aquela época. Vamos conhecer?

    5. Jogo de Gladiador Spartan Total Warrior

    A série The War produziu alguns dos maiores e mais imersivos jogos de Gladiadores de todos os tempos, com sua Spartan de entrada, levantando as cores do império grego e seu regime militarizado e sangrento. Embora em terrenos um pouco diferentes do já mencionado império romano, suas raízes fuzilam o mesmo bando de penas quando se trata do campo de batalha, assim como seu combate em geral.

    Espartano: Guerreiro Total coloca você no ano de 300 AC, na época em que o exército romano derrubou a Grécia e apenas a cidade de Esparta permanece. Liderado pela voz de Ares, “The Spartan”, um órfão criado com habilidades de combate excepcionais, é colocado em uma missão de última hora para virar a maré da guerra contra seus opressores. Com um assentamento em ruínas e uma civilização à beira do colapso, cabe a você liderar o esforço final e repelir o inevitável.

    4. Gladiador Ryse: Son of Rome

    Vamos atravessar os mares e plantar raízes nas profundezas de Roma por um momento. Falando nisso, Ryse: Son of Rome é um exemplo claro de como essa era pode se enterrar em um videogame compactado sem perder sua precisão histórica. Embora relativamente curto, seu conto é talvez um dos mais técnicos e recheados, com muito de sua história sendo dedicada ao combate de gladiadores.

    Depois que uma visão bárbara escurece e força os soldados romanos restantes a um canto, o general Marius Titus entra em uma expedição de pesca através de suas memórias, onde sua linha do tempo conecta os pontos e monta a imagem final. Através de uma série de conflitos e eventos traumáticos, o soldado de elite pinta a tela e, por sua vez, constrói uma ponte para a queda de Roma.

    3. Jogo de Gladiador Ratchet: Gladiator

    Conhecido localmente como Ratchet: Deadlocked, Gladiator serve ao seu propósito como um spin-off atenuado que emula o combate dos videogames baseados em romanos. Embora mais familiar em comparação com os banhos de sangue que compõem a maioria das entradas do gênero, ainda é um acessório digno da série, bem como uma homenagem graciosa à época em geral.

    O Jogo de Gladiador Ratchet: Gladiator coloca você de volta nas botas de Ratchet, que foi sequestrado do nada e forçado a competir em um game show chamado “DreadZone”. Com um colar explosivo preso ao pescoço e um determinado período de tempo para desativá-lo, cabe ao herói afastar as provações bárbaras e acabar com o esquema maligno antes que a ampulheta derrube seu grão final.

    2. Gladiador Shadow of Rome

    Como os dias escuros e sombrios arrancados da era romana, o Jogo de Gladiador Shadow of Rome engloba um conto infeliz que combina combate de gladiadores e sangue com rica narrativa e ambientes sombrios. Pense Gladiator (como no filme), apenas com alguns pequenos ajustes e mudanças de nome. Isso é o Jogo de Gladiador Sombra de Roma, em poucas palavras.

    Baseado no assassinato de Júlio César, o Jogo de Gladiador Shadow of Rome segue dois contos individuais, sendo um com Agripa, um soldado cujo pai é acusado pelo assassinato e, como resultado, forçado a participar da arena de gladiadores, e o segundo girando em torno de Otaviano, um acadêmico empenhado em provar que o pai de Agripa inocência de fora. Com combates furtivos e ásperos compondo a maior parte da jogabilidade, Shadow of Rome forma um pacote fantástico de dois mundos – ambos sendo tão atraentes quanto o outro.

    1. Jogo de Gladiador Gladius

    Quando registramos a LucasArts na arte da caixa de qualquer videogame clássico, não podemos deixar de associá-lo à proeminência do renomado estúdio, sabendo muito bem que o jogo em si é mais do que provavelmente revestido de pepitas de ouro antes mesmo de inicializá-lo . E Gladius é claro, foi apenas um dos muitos jogos no portfólio que trouxe tanta riqueza para a mesa.

    Usando a fórmula de RPG tático mais vendida que ganhou inúmeros prêmios ao longo dos anos, Gladius concede a você a oportunidade de reivindicar fama e glória em um monopólio repleto de batalhas épicas e estratégias em ritmo acelerado. Através de uma escola de soldados forjados a partir de seu próprio projeto, você é capaz de pavimentar o caminho para um novo futuro, deixando obstáculos e forças opressoras enterrados em seu rastro.

    Share.
    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no WTW19.