O Banco Central (BC) desenvolveu o sistema PIX em 2020 – uma super novidade que deixou as pessoas muito confusas em relação a isso. 

    O PIX funciona como uma nova forma de pagamento, extremamente rápida, desenvolvida para facilitar a vida das pessoas, propondo uma nova forma de transferências totalmente gratuita, muito rápida e que pode ser usada por qualquer tipo de banco e instituição financeira. 

    Obviamente, a máquina de cartão continua tendo seu importante papel no varejo. No entanto, por oferecer tantos benefícios e ser totalmente grátis, o PIX gerou uma nova oportunidade para os empreendedores.

    Por isso, no artigo de hoje, nós vamos falar tudo sobre como funciona essa nova forma de pagamento, logo, não deixe de ler para você poder fazer a utilização ainda hoje dessa ótima forma de pagamento do Banco Central (BC) que pode te trazer diversos benefícios.

    O que é o Pix? 

    O PIX é uma nova forma de pagamento devolvida pelo Banco Central e que tem como objetivo fazer com que os usuários possam realizar transferências em qualquer lugar e momento do dia de forma muito segura e totalmente rápida. 

    Com o PIX, o usuário pode realizar transferências sem nenhuma taxa de cobrança e as transferências são feitas de forma muito rápida que podem durar no máximo 10 segundos para que o dinheiro esteja na conta da pessoa ou empresa que você enviou. 

    Para realizar o PIX, você só precisa saber da chave pix da pessoa ou empresa, que pode ser o e-mail, número de telefone, CPF ou chave aleatória que é gerada pelo próprio aplicativo do seu banco. 

    Como funcionam as transferências via PIX? 

    As transferências via PIX funcionam de forma totalmente instantânea, e diferente da transferência via TED ou DOC, ela não demora horas para cair na conta bancária e também não cobra nenhuma taxa para a realização dela.

    Com isso, você não precisa mais se preocupar se o banco que você vai enviar o dinheiro para outra conta é o mesmo que o seu. Pois caso o outro usuário também tenha alguma chave vinculada a conta bancária, o dinheiro cairá instantaneamente na conta de destino, sem a necessário que a conta bancária dele seja a mesma que a sua. 

    O que são as chaves pix? 

    As chaves Pix são uma forma de pagamento muito rápido e totalmente segura e é a forma como o Banco Central consegue identificar cada usuário. 

    Os clientes podem escolher qual será a sua chave Pix em cada banco, podendo ser o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e-mail ou uma chave aleatório com diversos números e letras aleatórias o que são gerados pelo Banco Central (BC). 

    Com essas chaves, o usuário vai poder utilizá-las para fazer pagamentos ou receber pagamentos.

    Cada Cadastro Pessoa Física (CPF) pode ter até cinco chaves cadastradas em sua conta bancária, sendo que, caso você queira utilizar essa mesma chave em outro bancos tradicional ou digital. 

    Você deve transferir essa chave para ele, não podendo uma chave ser utilizada em duas instituições bancárias simultaneamente. 

    Já para empresas que possuam o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), podem ter até 20 chaves vinculadas a esse CNPJ. 

    Como cadastrar uma chave PIX no meu banco?

    Se você quiser passar a utilizar a nova forma de transferências, isso pode ser feito de forma muito simples.

    Para isso, é importante que você garanta que você possua uma conta-corrente, ou poupança, ou de pagamento para o cadastramento dessa chave na sua conta bancária. 

    Em muitos aplicativos de cartões de crédito e de instituições bancárias, é possível que você faça a realização do cadastro da sua chave Pix diretamente nesses apps. 

    Para isso, procure na interface do seu aplicativo, as funções de Pix e depois faça a portabilidade da sua chave Pix, conforme seja informado pelo aplicativo, escolhendo qual chave pix você vai querer utilizar naquela instituição bancária. 

    Após isso, a confirmação do recebimento da sua chave Pix para aquela instituição bancária pode demorar algumas horas e até alguns dias para a confirmação. 

    Já algumas instituições bancárias solicitam que o usuário dirija-se a um caixa eletrônico referente àquela instituição, para poder fazer a portabilidade da sua chave pix. 

    Por meio da assinatura digital, por isso, antes de tentar fazer a assinatura da sua chave PIX, informe-se diretamente com o seu banco, carteira digital ou instituição financeira, sobre qual o procedimento necessário para gerar a sua chave PIX. 

    Vantagens começar a utilizar o PIX 

    Diferente de transferências via TED ou DOC, com as transferências via pix, o usuário pode fazer transferências a qualquer momento do dia, em qualquer dia da semana, inclusive nos finais de semana e feriados, sem um limite de transferências por dia;

    As transferências são realizadas de forma totalmente segura e rápida, para que o dinheiro esteja em sua conta bancária ou na conta da pessoa, ou empresa que você transferiu o dinheiro, sendo elas feitas em menos de 10 segundos;

    O PIX é feito de forma totalmente gratuita para pessoas físicas e jurídicas;

    Com as transferências via pix você está mais seguro de não ter seus dados roubados, pois diferente das transferências via DOC ou TED você não precisa passar diversas informações sobre você e sobre a sua conta bancária, para que a pessoa possa te fazer uma transferência bancária, pois você só precisa informar qual a sua chave pix para a realização da transferência. 

    E caso você não queira passar nenhum dado pessoal seu como o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e-mail, ou telefone, você ainda pode utilizar a chave pix aleatória que é gerado na hora e sem nenhum tipo de informação sua, pois esse tipo de chave é um emaranhado de palavras e números aleatórios.

    Considerações finais

    As transferências via PIX são uma ótima forma de pagamento e veio para transformar o modo como fazemos compras.

    De um modo seguro e rápido, as transferências PIX não necessitam que o consumidor tenha tantos dados sobre a empresa ou pessoa que o dinheiro será transferido. Precisando apenas da chave pix.

    Share.
    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no WTW19.