Com o desenvolvimento das tecnologias na atualidade, é possível realizar pagamentos a qualquer hora e em qualquer lugar. Por isso, é necessário confirmar se os pagamentos via WhatsApp são realmente confiáveis ou se é preciso manter uma pulguinha atrás da orelha antes de usar a ferramenta.

    Assim como qualquer outro método que possa ser encontrado na internet ou em aplicativos, é preciso ficar de olho em possíveis golpes e contatos com interesse financeiro. Abaixo, você vai conseguir identificar algumas características para não perder o seu dinheiro e, também, saber se é seguro, ou não, pagar contas pela internet.

    Pagamentos via WhatsApp são confiáveis? Qual a segurança?

    O serviço de pagamentos por meio do aplicativo do WhatsApp tem se popularizado cada vez mais. Para que seja possível utilizá-lo, é necessário registrar um cartão de crédito ou débito, ou um que possua ambas as funções. 

    Na hora de confirmar o pagamento, será preciso utilizar a senha ou a biometria comumente utilizada para acessar o seu smartphone.

    No entanto, se for necessário mudar de smartphone, você precisará fazer um novo cadastro em seu outro aparelho. 

    Todos os dados do cartão serão protegidos por meio de criptografia de ponta a ponta, o que apenas confirma que os pagamentos via WhatsApp são, de fato, seguros e estão preocupados na preservação dos dados dos usuários.

    Todas as transferências a serem realizadas dentro do aplicativo são instantâneas e poderão ser realizadas a qualquer momento do dia e durante toda a semana. 

    Será possível pagar e receber dinheiro de onde estiver, apenas trocando algumas mensagens e sem a necessidade de sair da conversa.

    Essa nova funcionalidade oferecida pelo aplicativo é extremamente segura, não oferece taxas e será possível se manter na conversa com o contato em questão para realizar alguma transferência, independente de qual seja o valor.

    Dicas para se proteger de possíveis golpes em pagamentos via WhatsApp

    Ainda que os pagamentos via WhatsApp sejam seguros, graças à proteção oferecida pela própria empresa, é necessário ficar de olho em possíveis golpes que podem ser aplicados por usuários mal intencionados que desejam roubar o seu dinheiro.

    Pensando nisso, você deve estar atento a alguns sinais e evitar facilitar a invasão da sua conta no aplicativo. 

    Confira, abaixo, quais são as principais maneiras de evitar cair em um golpe e perder dinheiro ao realizar pagamentos pelo aplicativo mais utilizado pelos brasileiros.

    Pagamentos via WhatsApp dica 1: desconfie de promoções

    Muitas correntes falsas acabam circulando pelas redes sociais. Muitos brasileiros desavisados acabam caindo na conversa de golpistas. Para que isso não volte a acontecer, o mais indicado é que você desconfie de promoções pouco realistas ou com vantagens demais que possam chegar até o seu contato do WhatsApp.

    Assim que fornecer seus dados pessoais para alguém, evite clicar em links duvidosos, principalmente se o contato da pessoa ainda não estiver salvo. Muitas pessoas acabam liberando o acesso de seu celular para terceiros sem ao menos saber, fazendo com que o dinheiro seja retirado de sua conta graças às informações salvas.

    Pagamentos via WhatsApp dica 2: use autenticação em dois fatores

    A autenticação em dois fatores é uma medida que poderá garantir uma proteção ainda maior para os seus aplicativos, ainda mais quando falamos do WhatsApp. Esse recurso irá solicitar um PIN sempre que fizer login em um novo celular. Assim, fica bem mais simples de evitar alguma possível invasão.

    O sistema é extremamente importante, visto que impedirá que um criminoso possa utilizar o recurso do “esqueci minha senha”, fazendo com que um código seja enviado para seu e-mail ou número de celular. Dessa maneira, não será possível perder a sua conta e, consequentemente, seu dinheiro ficará inteiramente seguro.

    Pagamentos via WhatsApp dica 3: cuidado com os aplicativos

    O Brasil acaba sendo um dos territórios mais atingidos por aplicativos maliciosos. Isso acontece porque muitos usuários das redes sociais acabam clicando em links que não deveriam, fazendo com que os cibercriminosos acabem tendo acesso a todas as suas informações por meio de um aparelho remoto.

    Para que você possa se proteger por completo, é necessário verificar o nome do fabricante e ficar de olho em empresas desconhecidas ou muito recentes. Acesse sempre o site da plataforma para verificar todas as informações e, se possível, procure por comentários de outros usuários na internet para averiguar a qualidade dos serviços oferecidos.

    Pagamentos via WhatsApp dica 4: verifique a confiabilidade do contato

    Muitas transferências e pagamentos via WhatsApp são feitos entre os contatos já salvos no seu aparelho. No entanto, há quem possa criar uma conta falsa para aplicar alguns golpes e acabar se passando por uma outra pessoa. 

    Sendo assim, cabe ficar atento a qualquer movimentação suspeita.

    Conclusão

    Para garantir que os pagamentos via WhatsApp sejam realmente seguros, lembre-se de também fazer a sua parte. 

    Sempre peça uma confirmação para o destinatário, seja uma foto ou algum outro tipo de comprovante para garantir que o dinheiro está indo, de fato, para o destinatário correto.

    Share.
    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no WTW19.