Extremistas de diferentes ideologias políticas continuam a perseguir minorias e outros grupos marginalizados nesta plataforma de mídia social chamada Twitter. Esses grupos ameaçam pessoas inocentes e as atormentam com comentários racistas e sexistas.

    É vital para todas as pessoas em uma sociedade expressar sua opinião. Mas eles não conseguem fazer isso no Twitter. Portanto, aqui estão as 10 melhores alternativas do Twitter que todos podem usar para expressar seus pensamentos livremente, sem restrições:

    As 10 melhores alternativas do Twitter em 2022

    1. Mastodonte

    O Mastodon é uma alternativa descentralizada ao Twitter. É melhor que o Twitter em muitos aspectos. Toda a rede de mídia social é composta por diferentes servidores localizados ao redor do mundo, cada um deles hospedando uma instância que atende a um determinado público.

    Não importa se você é um técnico, um ativista social ou até mesmo um criador de conteúdo adulto, há um servidor para você no Mastodon. A maioria dos servidores Mastodon usa o código de conduta TootCat, o que significa que não há espaço para nacionalismo violento, racismo, sexismo, xenofobia, negação do Holocausto ou simbolismo nazista, etc.

    Também comparamos o Twitter e o Mastodon para que você possa conhecer as duas plataformas e tomar uma decisão informada.

    2. Reddit

    Se você tem um profundo interesse em algo, pode encontrar um grupo ou, neste caso, um subreddit no Reddit. O site é sinônimo de conteúdo “bom” e “fresco” na internet. Estar no Reddit tem a vantagem de se manter atualizado com as últimas notícias e todos os eventos de tendências.

    A maioria das coisas acontece dentro dos milhares de subreddits que têm regras próprias. Portanto, se você não prefere a multidão em um grupo, pode deixá-lo e se juntar a outro mais adequado para você.

    3. Cuidado2

    Se você está cansado de toda a negatividade no Twitter, o Care2 é o lugar para você. Nesta plataforma de mídia social, milhões de pessoas se unem para fazer uma diferença real no mundo real. A Care2 está repleta de histórias de sucesso de grande a pequeno, onde as pessoas interagem e ajudam umas às outras para tornar o mundo um lugar melhor.

    A plataforma hospeda uma variedade de boas ações esperando para acontecer. Você pode encontrar petições relacionadas a direitos civis, direitos dos animais, igualdade social, preservação do meio ambiente e muito mais.

    Neste site social, basta clicar para assinar a petição, e um dos patrocinadores do site doará uma quantia em seu nome. Você também pode participar de diferentes webinars relacionados ao ativismo social neste site para aprender a ajudar as pessoas ao seu redor.

    4. Ello

    Se você se juntou ao Twitter para exibir suas habilidades artísticas, mas acabou entre uma multidão alienígena, é hora de mudar para uma rede de mídia social alternativa. Ello se descreve como uma “comunidade global de artistas” construída por artistas e para eles.

    Ello está cheio de artistas, criadores, escritores, etc. Se você gosta de arquitetura, fotografia, jornalismo, design ou música, você pode encontrar pessoas com ideias semelhantes nesta alternativa do Twitter.

    5. Mentes

    Minds é mais um app que se orgulha de promover a liberdade na internet, chegando assim à lista de alternativas do Twitter. Da mesma forma, o aplicativo é principalmente para influenciadores de mídia social e criadores de conteúdo. Você pode redirecionar facilmente outros usuários para seu site ou outras contas de mídia social.

    Além disso, a ferramenta de análise integrada do aplicativo Minds é perfeita para influenciadores e criadores de conteúdo acompanharem seu público. Além disso, inclui vários recursos úteis, como bate-papo criptografado, grupos e blogs.

    6. Os pontos

    The Dots é outra rede de mídia social que atende ao mundo dos artistas e criativos. Dots funciona como um site profissional de construção de rede, semelhante ao Linkedin. A única diferença é que aqui você pode exibir sua própria forma de arte para qualquer funcionário em potencial ou para o público em geral.

    Funcionários de diferentes empresas como VICE, Bonboz, The Telegraph e VOGUE podem ser facilmente encontrados nesta rede social. Os pontos permitem que você expresse seus pensamentos usando mídia criativa sem qualquer tipo de proibição de sombra ou censura. E o melhor é que, depois de criar algo ousado, em vez de ser assediado, como você faria no Twitter, na rede social The Dots, você pode ser contratado.

    7. Plurk

    Para “Plurk” significa narrar os eventos de sua vida interessante e o site permite que você faça exatamente isso sem o assédio sobrenatural que você enfrentaria no Twitter. Plurk é uma rede de mídia social completa que é uma mistura de Facebook, Reddit e Twitter.

    Você ganha Karma neste site assim como o Reddit, pode ver as linhas do tempo de outras pessoas ou pode mantê-lo privado como faria no Facebook. E você também pode postar seus pensamentos em pequenas mensagens com até 210 caracteres semelhantes ao Twitter. Plurk é simples de usar, seguro e livre de toxicidade.

    Além disso, você também pode conferir nossos artigos na lista das melhores alternativas da Google Play Store aqui!

    8. Tumblr

    Este site de microblogging sempre foi um dos sites favoritos de vários artistas criativos e pensadores livres. O Tumblr é um lugar onde as pessoas não têm medo de se expressar, você pode acompanhar seus tópicos interessantes e se tornar amigo com gosto semelhante com bastante facilidade.

    O Tumblr permite que os usuários publiquem conteúdo na forma de microblogs. Você pode postar GIFs, imagens e vídeos curtos no site. O Tumblr também tem um “modo de segurança”, o que significa que se você não quiser ver nenhum tipo de conteúdo explícito, você pode bloquear tudo com o toque de um botão. E se você não estiver satisfeito com o uso do Tumblr, confira nosso artigo em sites como o Tumblr aqui!

    9. Soup.io

    Soup.io é outro site de microblog que cumpre a promessa de oferecer uma plataforma segura para todos os usuários. Assim como o Tumblr, o Soup.io também possui um modo de segurança que desabilita todo o conteúdo explícito e sensível da plataforma.

    O site também tem vários grupos para se juntar, cada um com foco em diferentes tópicos, desde gatos até Hogwarts. Nesta alternativa do Twitter, os usuários podem postar áudio, vídeo, fotos, links e muito mais. Os usuários também podem curtir e compartilhar postagens diferentes no Soup.io

    10. WT.Social

    Criado pelos fundadores da Wikipedia, o WT.Social é uma plataforma de mídia social nascida da frustração em relação às principais plataformas de mídia social. Jimmy Wales lançou a plataforma como alternativa ao Twitter e Facebook.

    Os criadores entendem que as principais mídias sociais vendem dados de usuários para anunciantes, usam algoritmos para manter as pessoas engajadas e têm mecanismos lentos de verificação de fatos. O WT Social não promete anunciantes dando as cartas, sem algoritmos, verificação rápida de fatos e remoção rápida de maus atores. Portanto, se você compartilha a visão do WT Social sobre as principais mídias sociais, deve experimentá-lo.

    Veja também 6 aplicativos móveis para profissionais de marketing digital

    Outras alternativas do Twitter em 2022

    Além das alternativas mencionadas acima, você adicionou alternativas do Twitter que substituem a plataforma até certo ponto. Por exemplo, você pode usar o aplicativo Clubhouse como uma alternativa ao Twitter Spaces. Também temos um guia do Clubhouse para ajudá-lo a começar e se atualizar.

    Além do Clubhouse, você tem o aplicativo Koo, que é uma alternativa indiana ao Twitter. Se você estiver fora da Índia, Koo não tem muito a oferecer. No entanto, se você discordar do Twitter na Índia, poderá encontrar pessoas com a mesma opinião no Koo.

    Melhores alternativas do Twitter em 2022

    Você pode escolher uma dessas melhores alternativas do Twitter e elas oferecerão uma ótima plataforma para expressar sua opinião sem qualquer assédio tóxico. Mesmo que você encontre algum problema desse tipo, nessas plataformas, diferentemente do Twitter, você pode tomar medidas rigorosas contra elas.

    A liberdade de expressão, especialmente para aqueles que não estão no poder e na seção marginalizada, deve ser protegida em qualquer sociedade progressista. Essas plataformas são ferramentas para a geração moderna garantir que suas vozes críticas sejam ouvidas, portanto, aproveite-as ao máximo.

    Se você gosta desta lista, também deve verificar nossa lista de alternativas do Facebook.

    Por que você deve evitar o Twitter

    O Twitter é uma plataforma vasta que pode fazer muitas coisas boas. No entanto, a plataforma está cheia de spambots e contas falsas tentando manipular usuários normais agora.

    Hoje em dia é difícil você ver, por exemplo, uma agência de marketing para médicos que usa o twitter como ferramenta principal de divulgação. Isso porque o foco do público destoa das pessoas que frequentam aquela rede social. 

    Além disso, depois que Elon Musk comprou a empresa, alguns usuários ficaram céticos sobre estar no Twitter. Em suma, o futuro do Twitter é bastante incerto, e é justo se você tentar ficar longe da plataforma.

     

    Share.
    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no WTW19.