A tecnologia no ramo da odontologia está em constante evolução e já propiciou procedimentos de estrutura e estética, bem como o aperfeiçoamento de tratamentos mais tradicionais.

    Nesse sentido, seja em aparelhos ortodônticos ou tratamento de canal, é possível ter mais segurança e qualidade em diversos procedimentos, por conta da tecnologia.

    Além disso, com o avanço tecnológico, novas formas de relação entre paciente e o profissional surgiram, como a adesão às plataformas virtuais para os primeiros contatos, que facilita a aproximação, e até possibilita um novo tipo de armazenamento de informações. 

    Essas transformações alcançadas fazem com que a eficiência e praticidade sejam cada vez ampliadas, tanto para o profissional quanto para o paciente, otimizando o serviço e trazendo mais satisfação, além da qualidade bucal das pessoas. 

    São várias as tecnologias utilizadas apenas em uma consulta rotineira em um dentista. Se for parar para notar, as cadeiras de atendimento são tecnológicas, assim como a maioria dos instrumentos do dentista. 

    Assim, neste século, a odontologia e o avanço tecnológico se confundem. Mais ainda, a tendência é que essa parceria só cresça.

    Confira as principais tecnologias desenvolvidas na área da odontologia e veja os efeitos práticos de cada item.

    Impressão 3D

    As impressoras 3D possuem versatilidade impressionante, tornando possível a fabricação de brinquedos, peças e próteses, dentre outros diversos objetos utilizados cotidianamente.

    Basicamente, a Impressora 3D faz a leitura dos dados de um objeto por meio de um software e o reproduz a partir de suas informações. Inclusive, nesse processo é possível dimensionar o objeto da forma que for desejada. 

    Para essa reprodução, os materiais mais utilizados são: ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno), um plástico leve e resistente; e o PLA (Ácido Polilático), um polímero biodegradável.

    No ramo da odontologia, as Impressoras 3D são responsáveis por auxiliar em procedimentos, como:

    • Restaurações dentárias;
    • Implementação de próteses;
    • Fabricação de moldes para clareamento dental;
    • Fabricação de implantes. 

    Com isso, essa tecnologia consegue otimizar alguns procedimentos ortodônticos que antes levariam cerca de 15 dias para serem realizados em apenas 24 horas. 

    Cirurgia guiada

    As clínicas odontológicas vêm adotando o método de cirurgia guiada, principalmente para aqueles processos cirúrgicos complexos, profundos e invasivos. 

    Essa tecnologia faz com que seja feito um molde computadorizado da boca do paciente e um guia cirúrgico físico é usado durante o processo de cirurgia, guiando quais ações devem ser feitas pelo dentista. 

    Aparelho transparente

    O aparelho ortodôntico é um dos procedimentos mais frequentes na odontologia. Inclusive, especialistas deduzem que cerca de metade da população brasileira acima dos 30 anos já usou ou usa aparelho nos dentes. 

    No entanto, o que pode incomodar muitas pessoas em relação ao seu uso é o impacto estético que o procedimento causa na harmonização do sorriso. Inclusive, muitas pessoas deixam de utilizar o aparelho por conta da aparência. 

    Contudo, com o desenvolvimento da tecnologia, atualmente há a possibilidade de recorrer ao uso do aparelho transparente, que diminui esse impacto estético.

    Isso porque o modelo consiste em fios transparentes e braquetes em cores mais próximas aos dentes.

    Escaneamento oral

    O escaneamento oral pode ser usado para substituir a moldagem, pois realiza fotografias computadorizadas da boca do paciente.

    Com isso, o dentista tem uma observação mais precisa da arcada dentária, possibilitando um diagnóstico preciso, bem como qual o tratamento mais indicado para o problema em questão. 

    Prontuário digital

    A organização de prontuários necessita de muito esforço, atenção e espaço, quando feita de forma física. Mas no caso do prontuário digital, a organização se torna mais fácil e a capacidade de armazenamento dos históricos dos pacientes aumenta. 

    Com o prontuário digital, diminui-se papel, esforço, espaço e melhora não só o trabalho do dentista, como otimiza a rotina administrativa, também impactando no atendimento ao paciente.

    Atendimento remoto

    Como foi dito anteriormente, o avanço tecnológico, além de otimizar consultas e procedimentos odontológicos, também criou uma maior aproximação do paciente e do dentista. 

    Inclusive, outra vantagem é que por meio de chamada de vídeo, o profissional da odontologia pode acompanhar casos pós-operatórios e esclarecer dúvidas dos pacientes, mesmo que não consiga fazer uma avaliação completa da cavidade oral.

    O atendimento remoto também é uma solução durante os tempos da pandemia da Covid-19, para que não haja aglomerações nos consultórios odontológicos. 

    Até mesmo as mensagens de texto podem ser trocadas pelo paciente e o profissional, caso for pertinente, para tirar dúvidas sem precisar demandar muito tempo. 

    Mais ainda, é possível programar ferramentas de automação que possibilitam a interação em sites e aplicativos de mensagem, facilitando marcações de consulta e o esclarecimento de dúvidas.

    Assim, a tecnologia se tornou uma grande aliada das clínicas odontológicas, possibilitando novos tratamentos e otimizando os processos.


    Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

    Share.
    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no WTW19.