A música é uma arte poderosa para se livrar do estresse e da ansiedade. Pode ajudar a inspirar as pessoas a dançar, também melhorar a capacidade de ter um bom sono. Pode ter um efeito poderoso no corpo e nas emoções. Músicas relaxantes mais rápidas deixam você mais alerta e concentrado. Ao ouvir música animada, você se sente mais otimista em sua vida. Por outro lado, um ritmo mais lento acalma a mente e relaxa os músculos. É eficaz para controlar o estresse e fazer você se sentir aliviado. Pesquisas nos dizem que ouvir música pode alterar o funcionamento do cérebro na mesma medida que a medicação. O notável é que a música é uma ferramenta de redução de estresse e é acessível a todos. Então, a primeira pergunta que vem à nossa mente é:
Que tipo de música relaxante reduz melhor o estresse?
Curiosamente, tambores, instrumentos de cordas e flautas são eficazes quando tocados um pouco alto. Sons naturais, chuva, trovão, ar e cachoeira também são sons relaxantes quando misturados com outras músicas, como clássica, jazz leve e música fácil de ouvir.
Como você escolhe a melhor música para relaxar?
Tudo depende do seu ponto de conforto. Apenas concentre-se em si mesmo enquanto ouve uma música relaxante.
O importante a lembrar é que aquietar sua mente não significa que você se sentirá sonolento. Isso significa que tanto seu cérebro quanto seu corpo estão relaxados, o que pode ser útil para aumentar o autoconhecimento e melhorar suas atividades diárias.
Ciência por trás dos efeitos relaxantes da música
Você já pensou por que se sente tão bem ao ouvir sua música favorita?
Porque a música pode gerar uma variedade de reações químicas em seu cérebro que participam do relaxamento. Estimula sentimentos de felicidade, reduzindo os hormônios do estresse. Tem uma influência a longo prazo na saúde do seu corpo e mente.
Benefícios da música calma e relaxante

Reduz os hormônios relacionados ao estresse:
Pesquisas dizem que ouvir música pode diminuir o nível de cortisol do corpo, o cortisol pode contribuir para sentimentos de ansiedade e estresse. Estudos descobriram que pacientes que ouviram música durante a cirurgia apresentaram níveis de cortisol diminuídos em comparação com pacientes que não ouviram.
Melhora os padrões de sono:
Um novo estudo revela os recursos específicos da música que melhoram a qualidade do sono. A música para reduzir estresse e ansiedade também pode melhorar os hábitos de sono. Como sabemos que dormir é outro redutor natural de estresse, o ciclo de ouvir música pode reduzir os níveis de estresse experimentados como resultado de melhores hábitos de sono.

Efeitos terapêuticos no cérebro:
Como a pesquisa revela, ouvir música pode alertar a velocidade das ondas cerebrais e gerar atividade cerebral que tem um efeito terapêutico no corpo e na mente. Como a meditação e a música lenta, alteram as atividades cerebrais e estimulam o relaxamento.
Estimula sentimentos de felicidade:
Ouvir música libera o nível de dopamina em seu cérebro que se traduz em um bom humor instantâneo. A dopamina é um neurotransmissor que gera sentimentos de excitação e felicidade. A produção de dopamina e felicidade aumenta ao ouvir novas músicas.
Até a próxima!
Leia também: iPhone travado no modo fone de ouvido: o que fazer?