Os meios de transporte estão cada vez mais futuristas e já não é segredo que em breve eles dispensarão a necessidade de um condutor humano para circular pelas estradas. 

    Antes que isso aconteça, porém, já será possível contar com tecnologias muito interessantes que tornarão viajar de carro uma experiência cada vez mais impressionante. 

    Carros Elétricos 

    Os carros elétricos já são realidade mas ainda não são populares no Brasil. 


    Os próximos anos devem torna-los preferência de produção e de compra, tanto pela questão ecológica quanto pela economia em relação ao abastecimento. 

    Conectividade 

    A conectividade não é mais novidade nos veículos e já é possível utilizar GPS, Bluetooth, atender chamadas por voz e usar assistentes virtuais durante a direção. 

    O que se espera para muito em breve é poder fazer compras sem precisar sair do veículo, ligar o carro antes de chegar perto dele e até chama-lo para a porta de casa ou para a saída do trabalho. 

    Carro Voador 

    O carro voador já está em desenvolvimento e parece mais com um drone do que com um carro especificamente, mas ainda assim, já se sabe que é possível realizar o transporte aéreo em baixas alturas e de forma urbana. 

    Claro que é necessário que novas regulamentações sejam desenvolvidas para que esse tipo de veículo passe a circular pelas ruas, mas isso é uma questão, apenas, de tempo. 

    Inteligência Artificial 

    Também chamada de IA, a inteligência artificial também já está presente em alguns veículos no Brasil e no mundo. 

    Embora muita gente não note, sistemas como acendimento automático dos faróis e acionamento automático dos limpadores já são inteligência artificial. 

    Os próximos passos desse desenvolvimento vão muito além. 

    Acredita-se que em breve os carros estarão conectados entre si, o que poderá coordenar a velocidade entre eles e melhorar o fluxo, além de evitar acidentes. 

    Realidade Aumentada no Para-Brisas 

    Imagine que o para-brisas do carro funciona como um televisor onde é possível visualizar informações sobre os carros que estão ao seu redor, situação elétrica e mecânica do veículo, mapas e outras informações. 

    Pois bem, esse projeto já está em desenvolvimento e logo deve estar disponível nos automóveis de marcas como BMW e Land Rover. 

    Carros Autônomos 

    Os carros autônomos são o que há de mais avançado em inteligência artificial e já é uma certeza que em algum momento eles dominarão os espaços urbanos. 

    Hoje, o que temos no mercado são marcas que oferecem tecnologias semiautônomas em seus carros mais sofisticados. 

    Volvo, BMW, Porsche, Mercedes-Benz e Audi já possuem modelos que podem trafegar sem a intervenção do motorista em estradas e congestionamentos. 

    De modo geral, já se sabe que há tecnologia o suficiente disponível para que a maioria das marcas desenvolva seus veículos autônomos, porém, como nenhum país possui uma legislação que permita que esses automóveis circulem sozinhos, esse ainda não é o foco comercial das montadoras. 

    Conclusão 

    O carro do futuro será elétrico, autônomo, compartilhado, conectado e muito bem equipado. 

    O conforto do motorista e dos passageiros fará com que eles se sintam em um sofá (ou cama), enquanto estão realizando seus trajetos. 

    Com acesso à tv, internet, som, telefone, companhia e o que mais desejarem, estar dentro dos carros fará com que eles se sintam em um prolongamento de suas casas, em movimento. 

    Mas enquanto isso não acontece, problemas como ter que trocar as peças para camionete Hilux continuam. Quem sabe daqui a alguns anos, os problemas dos carros do futuro sejam outros. 

    Você gostou desse conteúdo? Acredita que ele pode ser útil para mais alguém? Se sim, compartilhe! 

    Share.
    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no WTW19.